Principais doenças
e lesões
Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)
Lesões dos meniscos
Artrose
Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)
O ligamento cruzado anterior é um ligamento muito importante do joelho, ajudando principalmente na estabilidade da articulação, dentre outras funções. A lesão do LCA geralmente ocorre durante a prática de esportes, sendo o mecanismo mais comum um entorse do joelho com o pé fixo no chão, dando muitas vezes até para ouvir um estalo. Dor e inchaço imediato são sintomas comuns, por isso sempre fazer elevação de membro e compressas com gelo para controlar o processo inicial.
Porém não é apenas no esporte onde essa lesão ocorre, até mesmo em quedas simples ou traumas leves o quadro não pode ser descartado. Portanto, se após algum trauma no joelho, o paciente iniciar com dores recorrentes, falseios, sensação que a articulação está saindo fora do lugar ou não está movimentando adequadamente, é importante ser avaliado por um especialista.
Lesões dos meniscos
Os meniscos são estruturas internas do joelho, formadas por fibrocartilagem, que servem para a absorção e distribuição de forças e impactos, além de contribuir para a estabilidade do joelho.
Temos um menisco no lado de fora do joelho (lateral) e um no lado de dentro (medial). As lesões meniscais são comuns. De acordo com sua causa, podem ser classificadas em:
Traumáticas:
Lesões agudas podem ser causadas por torção do joelho durante a prática de esportes, acidentes no trabalho, de trânsito, etc. Nesses casos é comum a associação com outras lesões, como lesão ligamentar (como do ligamento cruzado anterior – LCA) e fraturas.
Degenerativas:
Lesões degenerativas ocorrem pelo desgaste progressivo do menisco, normalmente em conjunto com alterações de desgaste do restante do joelho. O processo degenerativo acontece em todas as pessoas, porém pode ser acelerado em pacientes com obesidade e sedentários.
Os sintomas mais comuns são dor, estalos, travamento, sensação de instabilidade e inchaço. Quanto ao padrão das lesões, existem vários possíveis, sendo algumas simples e outras mais complexas; por isso, cada tipo de lesão do menisco pode necessitar de um tratamento diferente.
Artrose
Artrose ou osteoartrite do joelho, também chamada de gonartrose, é uma doença muito comum, consequência do desgaste da cartilagem da articulação.
Ela provoca o desgaste da cartilagem e outras estruturas da articulação ao longo do tempo. O joelho é a articulação do corpo mais afetada pela osteoartrite sintomática, mas também pode ocorrer em outras articulações, como quadril, coluna, mãos, tornozelo, pé e ombro.
Os principais sintomas da artrose no joelho são: dor, inchaço, dificuldade na movimentação, sensação de estalos e de que o joelho está saindo do lugar. Inicialmente a dor pode ocorrer com atividades mais intensas apenas, mas com a progressão da doença pode haver dor com atividades do dia-a-dia e até mesmo em repouso.
Uma dúvida muito frequente no consultório é sobre a causa da artrose, na verdade ela é uma doença multifatorial, ou seja, que possui muitas causas. Os fatores predisponentes são: genética, traumas ou lesões antigas como fraturas, lesões dos meniscos e de ligamentos, sobrecarga na articulação devido atividades pesadas, obesidade, sedentarismo, alterações no alinhamento do joelho (varo ou valgo) e doenças inflamatórias, como gota e artrite reumatoide, por exemplo.
Por ser uma doença que surge lentamente, ao longo de um tempo grande, é mais comum que pessoas na terceira idade sofram com a osteoartrite. Porém, quando há uma predisposição maior, ela pode surgir em pacientes jovens.
Da mesma forma que as causas são variáveis, o tratamento também envolve modalidades diferentes, desde o uso de medicamentos para alívio nas crises de dor, infiltrações, suplementos para cartilagem e, até mesmo, cirurgia. Por isso, é muito importante ter acompanhamento médico especializado para um melhor resultado.