Procedimentos
Infiltração
Viscossuplementação
Artroscopia
Prótese de joelho
Infiltração
Infiltração é a aplicação de medicação diretamente no joelho através de injeção. O joelho é uma área sensível, portanto optamos sempre pela realização de anestesia local no local da injeção, para que a picada não seja dolorosa. As medicações mais utilizadas para infiltração do joelho são: ácido hialurônico, corticóides e anestésicos. A infiltração com ácido hialurônico é conhecida como viscossuplementação.
Os corticóides são medicações anti-inflamatórias, que podem ser aplicadas por infiltração dentro ou nos tecidos em volta da articulação. Eles promovem melhora da dor e inflamação no joelho, e têm uma atuação rápida. Porém, o efeito dura apenas algumas semanas.
Mas devemos tomar cuidado, infiltrações com corticóides repetidas vezes têm efeito deletério para a cartilagem. Por conta disso, o seu uso deve ser racional, para situações avaliadas individualmente pelo médico especialista.
Além do joelho, outras articulações podem ser tratadas com infiltrações?
Sim. Diversas articulações podem ter problemas tratados através de infiltrações: quadril, pé, tornozelo, ombro, cotovelo, mão, coluna.
Viscossuplementação
A viscossuplementação é o nome do tratamento que envolve a injeção intra-articular (ou infiltração) de ácido hialurônico, que é, juntamente com a água, o principal componente natural do líquido articular e é responsável pelas suas propriedades de lubrificação e de amortecimento.
Nos processos inflamatórios e de desgaste do joelho, o líquido articular fica pouco viscoso, pela diminuição da quantidade e qualidade do ácido hialurônico. Isso, além de prejudicar os efeitos de lubrificação, também contribui para manter a inflamação da articulação, pela presença de moléculas inflamatórias.
O objetivo do tratamento é promover a melhora dos sintomas relacionados aos processos de desgaste da cartilagem e à inflamação que os acompanha. Ou seja, o controle da dor e da inflamação.
Como é um tratamento para controle de sintomas, a viscossuplementação nunca é usada isoladamente, mas sempre em conjunto com as demais medidas para tratamento de lesões do joelho. O tratamento global sempre inclui: reabilitação, fortalecimento muscular, prática de atividades físicas, orientação e conscientização sobre a doença, controle de peso e medicações sistêmicas visando o controle da dor.
O efeito esperado é um alívio grande nos sintomas de dor por uma média de 6 meses. Esse tempo pode ser maior, principalmente se as outras medidas do tratamento forem praticadas com qualidade.
Em casos mais graves, com desgaste intenso do joelho, pode haver uma resposta por um período curto apenas, ou não haver melhora considerável. Por isso, a indicação da infiltração deve ser individualizada para cada paciente.
Artroscopia
A artroscopia do joelho é um procedimento utilizado para tratar problemas dentro da articulação, de forma minimamente invasiva. São feitas pequenas incisões, na maioria das vezes duas delas. Uma câmera digital com fibra óptica é usada, e as imagens são visualizadas por um monitor de alta definição na sala de cirurgia. Também através das pequenas incisões, instrumentos delicados são utilizados para manipulação das estruturas do joelho e realização da cirurgia.
A artroscopia permite visualizar e tratar muitas lesões dentro da articulação sem a necessidade de grandes incisões.
Entre os problemas que podem ser tratados com artroscopia estão:
– Lesões de menisco
– Cartilagem
– Ligamentos cruzados
– Corpos livres – fragmentos soltos na articulação
– Inflamação interna do joelho (sinovite)
A artroscopia do joelho deve ser feita em ambiente hospitalar, mas na maioria das vezes em regime de hospital-dia (day hospital). Ou seja, a alta é no mesmo dia do procedimento, sem necessidade de passar a noite no hospital.
Prótese de joelho
A cirurgia de prótese do joelho, ou artroplastia do joelho, é um tratamento para quando há um desgaste grave da articulação.
A prótese do joelho consiste na troca da superfície articular desgastada por componentes artificiais de metal e polietileno, especialmente projetados para restabelecer a função do joelho.
Diferente do que algumas pessoas imaginam, a cirurgia da prótese não retira todo o joelho, mas apenas a superfície dentro da articulação. Portanto, a maior parte do joelho original é preservada.
A prótese é um dos tratamentos para casos graves de artrose (ou osteoartrite), a doença resultante do desgaste da articulação. Isto inclui artrose por diversos motivos, incluindo: primária, pós-traumática ou por doenças reumatológicas (artrite reumatóide), entre outras.
A cirurgia é indicada para melhorar a qualidade de vida, quando não há controle suficiente dos sintomas da artrose com tratamentos mais simples.
Os sintomas mais comuns que levam à prótese do joelho são:
- Dor limitante para atividades do dia-a-dia;
- Restrição da mobilidade: andar, subir e descer escadas, entrar em sair de veículos ou até vestir-se;
- Perda da movimentação do joelho: rigidez da articulação, que não estica ou dobra adequadamente;
- Desvio do alinhamento: entortamento das pernas progressivo.